O varejo em tempos de metaverso

metaverso na moda

Apesar da realidade virtual ter sua importância nos dias atuais, a experiência nas lojas físicas não acaba. O varejo em tempos de metaverso só precisa se adaptar.

NRF 2022 Retail’s Big Show, o maior evento do varejo do mundo, apontou o metaverso, as criptomoedas e o blockchain como as principais tendências para o setor.

Decifrando esses novos conceitos

Para decifrar bem esses novos conceitos, buscamos alguns sites especializados com descrições bem explicativas.

Metaverso: é o conceito de um ambiente virtual completamente imersivo, que busca fazer a integração entre o mundo real e virtual com o auxílio de tecnologias diversificadas, como a realidade virtual e realidade aumentada.

Criptomoedas: é um tipo de dinheiro – como outras moedas com as quais convivemos cotidianamente – com a diferença de ser totalmente digital. Ela não emitida por nenhum governo, como é o caso do real ou do dólar.

Blockchain: é um livro-razão compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. 

Como atuar nesse mercado?

O varejo em tempos de metaverso
Reprodução: Mercado de Consumo

O grande desafio dos lojistas é entender como atuar nesse mercado de varejo em tempos de metaverso. Não basta apenas replicar os produtos e soluções da vida real.

Quem deseja estar à frente das mudanças no mercado, precisa se adaptar. Produtos devem ser pensados para o universo virtual.

phygital já é uma realidade e deve se consolidar no varejo.

“…estamos diante de um cenário completamente imprevisto, acelerado por circunstâncias que não controlamos e que vão abalar completamente o varejo como o conhecemos. Não se trata mais de pensar em omnicanalidade, mas na formação de um sistema de gestão de experiências, que combine e se desdobre por lojas físicas, virtuais e no metaverso.”

Créditos: Consumidor Moderno, IBM, Infomoney, Blog Ricconect, Meio e MensagemMercado de Consumo

Open chat
Nos envie uma mensagem pelo Whatsapp
Powered by