“A moda é uma realidade presente em todos os períodos históricos.”
“… a moda conquistou todas as esferas da vida social, influenciando comportamentos, gostos, ideias, artes, móveis, roupas, objetos e linguagem.”
Daniela Calanca, docente de história da indumentária e da moda na área de história social na Universidade de Bolonha é autora do livro “HISTÓRIA SOCIAL DA MODA”. Na obra, ela apresenta as mudanças e transformações econômicas e sociais que interferem nesse universo.
Observando a evolução da forma de vestir na atualidade, em que o mundo vive a grande pandemia do Covid-19, vê-se isso claramente.
Naturalmente, novas tendências começam a surgir como adaptação do momento presente. Isso aconteceu na Idade Média e veio evoluindo ao longo do tempo.
Analisando mais a fundo as transformações do vestuário durante a história, entende-se melhor porque a moda muda e como ela afeta uma sociedade como um todo.
A VOGUE fez um balanço de como a pandemia mudou os hábitos de vida, comportamentos e, claro, o guarda-roupa.
Moletom, pijamas, looks casuais em reuniões de trabalho virtuais, tudo veio forte. Afinal, a busca pela leveza e conforto em meio ao caos do isolamento se fez necessário.
Em 2021, viveremos uma nova era, a Era Pendular. As tendências da moda seguirão indo e vindo do escritório para casa, e vice-versa, se complementando.
Vida prática, moda leve e atemporal. É a previsão para os novos tempos depois que a pandemia acabar.
Créditos: Vogue, Pinterest