Com toda certeza você já ouviu falar em capital de giro e na importância dele para o seu negócio. Mas, você sabe realmente o que é o capital de giro?
O capital de giro é quantidade de bens de uma empresa que pode ser convertido dentro de um curto prazo, permitindo o cumprimento de suas necessidades e obrigações. Ele garante a continuidade do funcionamento de qualquer negócio: dinheiro em caixa, contas a receber, saldo da conta corrente bancária, mercadorias em estoque e aplicações financeiras.
Qual a importância do capital de giro?
O capital de giro representa o quanto a empresa pode dispor para sanar suas obrigações e manter-se em funcionamento, mesmo em períodos de recessão, com despesas imprevistas ou eventualidades de mercado.
1) Controle de finanças
Com um capital de giro é mais fácil controlar as finanças, analisando contas a pagar, a receber, sem afetar a saúde financeira da empresa.
2) Avaliação da rentabilidade
Ter um capital de giro ajuda a avaliar a rentabilidade do negócio, por exemplo, no caso de possuir um estoque sem movimentação. Isso automaticamente, não gera receitas financeiras, e em consequência, é necessário solucionar as questões para melhorar o fluxo de caixa.
3) Análise dos riscos para o seu negócio
Com um capital de giro é possível analisar os riscos financeiros do seu negócio e criar estratégias através das análises de resultados.
4) Maior segurança
A principal vantagem do capital de giro é assegurar as atividades da empresa até que comece a gerar lucros para manter suas atividades.
Lembre-se de fazer um planejamento quando for montar o seu negócio! Seja ele grande ou pequeno, coloque o capital de giro em foco para evitar imprevistos e problemas futuros.
Créditos: Informativo Scalabrini